Nessa aula, discutimos em sala a questao do conhecimento tradicional X conhecimento transversal e interdisciplinar.
Trabalhamos o conceito de interdisciplinariedade na educação, ou seja, de um campo da educação ter relação com vários outros. Essa relação entre campos, permite maior interação entre disciplinas, já que a educação escolar atualmente é dividida por segmentos (português, matemática, história, etc).
Com essa temática de interdisciplinariedade entre as disciplinas, propõe-se que cada matéria que compõe a educação escolar do aluno se relacione com outra matéria, de modo a produzir um conhecimento mais amplo, que abranja não somente a especificidade contida naquela disciplina, mas sim, os pontos que aquela disciplina pode ter em comum com outras disciplinas.
A interdisciplinariedade mostra-se importante na sociedade atual, devido ao fato de a nova dinâmica econômica e social, exigir a existência de profissionais que, não somente saibam aquilo em que foram formados, mas também, que tenham conhecimento sobre aspectos que teoricamente não se relacionariam com a sua especialização, mas que, tem relevante importância pra sociedade.
Também foi trabalhada a temática acerca da transversalidade, onde os conhecimentos adquiridos em sala de aula são transportados para a resolução de problemas do cotidiano da sociedade. Foi baseada nessa ideia, que a USP montou seu campo Leste, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades e, com ela, o ciclo básico e a disciplina de Resolução de Problemas (RPI & RPII), que buscam desenvolver no aluno, o conhecimento e a capacidade de trabalhar, de porte de inúmeras informações e conhecimentos interdisciplinares, para solucionar problemas relacionados a própria sociedade em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário